Apresentação do Cartão da Família é indispensável para atendimentos do SUS
A exigência é do Ministério da Saúde e tem por objetivo registrar e organizar todos os procedimentos, exames, consultas e outros atendimentos feitos pelo SUS a cada paciente. Essas informações formarão um banco de dados para agilizar o trabalho das equipes do programa Estratégia de Saúde na Família (ESF) e também possibilitarão o diagnóstico, avaliação, planejamento e programação de ações do governo em saúde pública.
A enfermeira da Unidade do Centro, Rosemeri Both Basso explica que em Anchieta, a população tem à disposição o atendimento de duas equipes do ESF, cada uma composta por um médico, um técnico em enfermagem, equipe de atendimento odontológico e agente de saúde. As equipes são distribuídas por áreas e realizam atendimentos como consultas de rotina, urgências e emergências, procedimentos odontológicos, exames e procedimentos de enfermagem, dentre outros, e também atuam ativamente em campanhas coletivas voltadas à orientação e prevenção.
Segundo Rosemeri, com as informações contidas no cartão também será possível localizar e acessar o histórico dos atendimentos ao paciente e saber qual equipe do ESF deve atendê-lo. A enfermeira lembra que quem ainda não possui o Cartão da Família deve procurar sua agente de saúde para que o mesmo seja confeccionado.