Livro conta 60 anos de história do Colégio POPS
A obra é baseada em depoimentos dos anchietenses que passaram pelo educandário seja como alunos ou servidores, além de documentos e acervo da própria instituição.
Lançamento aconteceu na noite do último sábado, dia 24 e reuniu a comunidade anchietense no CTG Alto da Querência. O evento também contou com a presença das primeiras professoras, alunos e ex alunos e ainda dos autores do livro Os Caminhos da Educação: 60 anos da Escola Professor Osni Paulino da Silva. A obra é resultado de um projeto encaminhado ainda em 2013 e financiado pelo programa Mais Cultura, do governo Federal. De acordo com o diretor, Ernani Grabin, a pesquisa iniciou em 2014 e o livro foi escrito pelos ex-professores Odila Maria e Protásio Flach, Inêz Garlet Viêra, Marilene Della Méa, Marinêz de Freitas Leite e Lourdes Garlet Pintro. Nas mais de 200 páginas, está relatada a história e a memória dos fundadores, profissionais e alunos que passaram pela escola nestas seis décadas de existência. Na noite festiva, uma peça teatral encenada por alunos abriu a cerimônia seguida do pronunciamento do diretor, de autoridades e dos autores do livro.
Fundada em 1954 a história da escola se confunde com a do município. “Antes de ser um município, Anchieta já era uma escola”, lembrou o prefeito Ari Prestes em seu pronunciamento. Prestes destacou ainda a grande importância da escola na formação de todos os anchietenses e a contribuição do educandário para o desenvolvimento do município.
Denominada Escola Estadual Anchieta, a instituição deu início às atividades atendendo aproximadamente nove alunos, em uma construção que também servia de estrebaria. O lugar modesto necessitava de limpeza todos os dias antes das aulas ministradas pela professora Erma Piccoli de Ross e a tarefa era realizada por ela e seus alunos. Com o tempo e contando com a dedicação e solidariedade dos moradores, a escola ganhou um local próprio, construído em mutirão, onde hoje fica a praça municipal. Em 1959, foi construída a nova escola no terreno onde se localiza até hoje.
Atualmente, a Escola de Educação Básica Osni Paulino da Silva atende a 515 alunos, desde as séries iniciais até o Ensino Médio. Com uma infraestrutura completa, construída ao longo do tempo, possui 42 salas onde estão distribuídos seus departamentos como laboratório, cozinhas, biblioteca, salas de aula, de informática e de vídeo, dentre outros. O educandário dispõe ainda de um ginásio poliesportivo com duas quadras que recebem as aulas de educação física.
O livro Os Caminhos da Educação: 60 anos da Escola Professor Osni Paulino da Silva pode ser adquirido na secretaria do Colégio POPS. O valor é de R$ 20,00.